segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Sol Figueiredo é a delicadeza em pessoa, com enormes olhos azuis abençoa-nos com sua bela poesia. Dedica-se à mãe, à filha, ao trabalho e aos seus sonetos e é uma alegria tê-la em nossa 3ª antologia, ela tatua em nossa alma, a expressividade, a plenitude de viver e amar em seus sonetos. Está em várias antologias e coletâneas e sua voz poética ecoa em todos nós com este olhar ávido por poesia. Ser convidada para editar seu livro Um raiar de Sol em Amor, comoveu-me e sinto como se tivesse ganho um presente de quem sabe dar carinho, amor e amizade.
Tatuo o nome teu eternamente em meu peito
De lá nunca mais sairás... Sou pra sempre tua...
Amo como o Sol ama plenamente a Lua!
Amor igual, assim, merece ter respeito!
(fragmento do sonetoTatuagem no meu peito de Sol Figueiredo).
Soninha Porto
Editora Somar
Poemas à Flor da Pele
Soninha Porto:
1. Fale um pouco sobre você, quem é Sol Figueiredo, o que faz, o que sonha?
SOL:
Sou carioca e resido há mais de 19 anos em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro. Mãe de uma filha maravilhosa, que tenho muito orgulho. Trabalho há mais de 19 anos da Rede Estadual do RJ. Também sou Professora de Informática e Coordenadora da UNATI na UPEA – IFF e, ainda, atuo como Tutora em EAD no IFF Centro. Meu sonho é aposentar e me dedicar só à poesia, publicando meus outros livros e com tempo para participar dos eventos, os quais muitas vezes não posso ir por conta dos compromissos de trabalho.
(SP)
2. Como surgiu seu gosto por escrever?
SOL:
Adoro escrever poemas desde a adolescência, foi crescendo quando fiz Letras na UERJ e nos últimos dois anos, venho me dedicando aos sonetos, a minha última paixão.
(SP)
3. Em que momentos sentes a necessidade de escrever?
SOL:
Sempre e em todo momento, até mesmo quando estou viajando dentro de um ônibus ou debaixo do chuveiro.
(SP)
4. O que mais atrai no ato da criação, a fantasia ou a realidade?
SOL:
Depende do momento, às vezes surge até de uma propaganda, de uma palavra... Nem sei como e quando vai acontecer... São sentimentos que extravasam nos versos sem parar...
(SP)
5. O que esperas de seu novo livro
SOL:
Gostaria muito despertar o gosto pelo soneto, pois é uma forma de poema que muitos a julgam ultrapassada, entretanto, procuro escrever com um vocabulário mais atual, sem tanto rebuscamento, ao contrário, o faço de forma simples para atrair o leitor. Enfim, espero que as pessoas gostem de lê-lo.
(SP)
6. Onde buscaste inspiração em especial para este livro?
SOL:
É um resumo de alguns momentos meus que estão ali, de alguma forma é um pedaço de mim...
(SP)
7. Como defines a sua Poesia?
SOL:
Simples, pois gosto-a assim... Com palavras que expressam o calor da alma.
(SP)
8. O que acha deste movimento literário que acessamos nas Redes sociais, considera positivo ou está banalizando a criação?
SOL:
Acho superpositivo, pois o autor fica mais próximo do seu leitor. Inclusive tenho um grupo de poesias “Amo amar Você” há mais de 2 anos com mais de 2.600 participantes. Só preocupo-me com as pessoas que ainda teimam em plagiar textos e poemas, isso é um ato que devemos sempre rejeitar e alertar ao plagiador que é um ato criminoso.
(SP)
9. Se você não fosse Sol Figueiredo o que falarias sobre ela e seu trabalho?
SOL:
Ah, a SOL é uma menina que está sempre em um eterno aprendizado. Uma eterna aprendiz.
(SP)
10. A arte e a cultura em nosso país ainda não são prioridades, o que atinge fortemente a educação de um povo. Diante disto o que você diria a quem está dando seus primeiros passos na arte de escrever?
SOL:
Eu incentivo muito aos meus alunos e aos jovens, pois eles serão os próximos escritores. Já tenho dois alunos com livros publicados, isso tem um valor enorme para mim. O Estado, enquanto Poder, deveria garantir políticas públicas de incentivos à cultura e à educação de forma mais producente, já que a Educação e a Cultura sempre ficam em último lugar! O Futebol tem mais valor e apoio governamental que uma Feira de Livros, que um Congresso de Educação. Essa mentalidade tem que mudar. No dia em que a Educação e a Cultura forem prioridades, com certeza o próprio pensamento humano irá mudar...(SP) Agradeço por essa bela entrevista e espero que você seja bem sucedida em sua caminhada cheia de Sol em nome da Poesia. Abraços amorosos.
Biografia da Autora:
SOL Figueiredo – Solange da Silva Figueiredo - Comendadora, Embaixadora da Paz, professora, tutora, escritora e poetisa.
Graduada em Tecnologia em Informática pelo CEFET Campos em 2004. Estudou Letras - Português- Literatura e Pedagogia na UERJ. Especialista em Docência Superior pelo Exército Brasileiro. Especialista em Gestão de Pública pela UFJF.
Professora há mais de 19 anos da Rede Estadual do RJ. Professora de Informática e Coordenadora da UNATI na UPEA - IFF . Tutora em EAD – IFF Centro.
Carioca, residente há 19 anos em Campos dos Goytacazes- RJ, escrevo poemas desde adolescência, nos últimos dois anos, dedicando aos sonetos, minha última paixão.
Títulos e Prêmios:
Acadêmica Imortal na Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes - FEBACLA, ocupando a Cadeira nº 06 Acadêmica Imortal na Academia de Letras do Brasil – Seccional Suíça – ALB/Suíça - Cadeira 61 - Membro Correspondente.
Acadêmica na Academia de Letras de Marataízes- Membro Correspondente.
Comendadora da Cidade do Rio de Janeiro - FEBACLA.
Embaixadora da Paz - Comitê Internacional dos Embaixadores da Paz - ONU.
Medalha Carlos Scliar – Academia de Artes da Cabo Frio - ArtPop.
Medalha Zumbi dos Palmares - Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes - FEBACLA.
Título de DAMA GRANDE OFICIAL da Soberana Ordem Equestre Príncipe da Paz.
Diploma PERSONALIDADE 2012 da CASA REAL E IMPERIAL DOS GODOS DE SARMATHIA E CITHIA.
Medalha de Grande Oficial da Ordem Príncipe da Paz.
Título de ATIVISTA CULTURAL pela CONINTER - Confederação Internacional dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes.Membro da Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro - APPERJ, cadeira 472.
Membro da Associação Internacional Poetas Del Mundo
Membro da AVSPE - Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores.
Publicações:
À Deriva – 2012; Amores D’ Versos – 2012; Cumplicidade das Letras – 2012; You and I – 2012; Poemas à Flor da Pele v.5 – 2012; Antologia dos Poetas Fazendo Arte em Búzios - 2013, Antologia dos Poetas Poveiros e Amigos da Póvoa - Portugal- 2013, Antologia Recanto da Poesia - 2013; Poemas da Pérola Capixaba - Academia de Letras de Marataízes - 2013; Poemas à Flor da Pele v.6 – 2013; Palavras de Cristal - Portugal - 2013 e A ERA DAS PALAVRAS (Bilíngue) - ALB – Suíça 2013.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário