Páginas

segunda-feira, 4 de maio de 2020

COVID-19 A DOENÇA DA SOLIDÃO


imagem Google

 


Solidão é tãqo mortal quanto a obesidade, diz estudo - Ciclo Vivo

A humanidade já viveu diversas pandemias catastróficas.

A história conta sobre a Peste de Juniano em 541 a.c. vinda do Egito e atingiu o Império Bizantino, transmitida por ratos e pulgas que matou 500 mil a 1 milhão de pessoas, só em Constantinopla.

Depois a Peste Negra, em 1343, também com a peste bubônica, que quase dizimou o continente asiático e europeu e se estendeu até século XIX, matando 750 mil a 200 milhões de pessoas.

Em 1580 há relatos da pandemia de gripe que se espalhou pela Ásia, Europa, África e América. Em 1889 surgiu a Gripe Russa iniciando no império russo chegando ao Rio de Janeiro. Um milhão de pessoas morreram pelo subtipo da Influenza A.

Em 1918 a Gripe Espanhola matou 20 a 50 milhões de pessoas.

Analisando a história vemos picos de gripe no século XX, nos anos 70 a gripe suína foi evitada  mas surgiu em 2009, matando na América do Norte, Europa, África e Ásia oriental.

E o que a humanindade aprendeu com isso? Prevenção com vacinas são indispensáveis, mesmo aos céticos e aos ignorantes, que muitas vezes caem nas conversas e crendices populares, e a tal da quarentena, citado no velho testamento para evitar surtos de hanseníase. 

A coincidência é que surgiu em Veneza, na Itália, um dos países que apresentou o maior número de infectados pela COVID - 19, causando milhares de mortes.

O que é o COVID - 19?

Doença infecciosa causada pelo novo coronavírus, com síndrome respiratória grave, que não tem vacina, só medicamentos para minimizar sintomas e aparelhos respiratórios para ajudar os infectados e só.

Tornou-se emergência de saúde pública universal, determinada pela Organização Mundial de Saúde - OMS.
Então o que fazer? Quarentena é a resposta, com isolamento social.

Em menos de seis meses a pneumonia que surgia em Whan, província de Hubei, na República Popular da China, o coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos, foi dado um alerta pela OMS, que trancou as pessoas dentro de casa, no mundo todo e a palavra de ordem é Fiquem em casa, Lavem as mãos seguidamente, usem Álcool Gel e evitem sair às ruas. em último caso usem Máscaras.

E não tem idade, posição social, partido político, cor, religião, a COVID 19 não tem preconceitos, mata sem dó.

Os problemas pequenos ficaram grandes, nossa economia está indo pro brejo, empresas, empregos e aliados a isso o isolamento que protege a população está causando depressão nas pessoas e o excesso de informação pode levar ao desequilíbrio mental.

É a doença da solidão mesmo, estou em casa há 52 dias, s
em ver meus filhos, meu neto, meus amigos, nossos eventos cancelados, sem carinhos, sem apertar as mãos, sem abraços,e todos com quem falo, estão inquietos e rezando muito para que tudo passe, não podemos sair de nossas casas, a sorte é termos o virtual, a tecnologia é nossa salvação, o celular com chamadas em vídeos salvam, amenizam saudades, o whatsApp que podemos gravar mensagens, e recebê-las, as redes sociais que nos aproximarm dos amigos, da nossa arte, são saídas que não existiam antes do nosso século XXI, são coisas da atualidade, e o que nos globaliza, nos universaliza, é só ter paciência, nos precaver com os cuidados higiênicos necessários, principalmente os de alto risco, pessoas acima de 60 anos, diabéticas, hipertensas e os que já possuem doenças pulmonares, por que o nosso sistema de saúde é precário e pode haver o colapso, o que já vemos em muitos lugares, como Manaus e em São Paulo.

Mudaram os hábitos, nunca lavei tanto as mãos, voltei a velhos sites, e descubro a importância de valorizar quem sempre me prestigiou. Desde 2016, estou afastada do Rebate, mas amigos que ajudaram a construir  minha história devem ser valorizados, te agradeço José Milbs por abrir este maravilhoso canal, gratidão pela oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário