Páginas

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

OPINIÃO: A POESIA NO ORKUT

Bem pessoal, depois da síntese que me propus fazer, sem nenhuma didática, é claro, até porque o propósito é que fosse alguma coisa bem informal, vou tentar fazer uma avaliação parcial da poesia que está acontecendo, no momento, inclusive no ORKUT, ou principalmente no ORKUT, porque este é um veículo de comunicação relativamente novo e de alcance imensurável.

Como todas as artes, a literatura, produção humana que é, sofre influências de todo lado e de todas as demais manifestações artístico-culturais. O contexto sócio-político-econômico também influencia as artes, em geral, e o advento das inovações tecnológicas da mesma forma não fugirá a essa regra.

Com isso, hoje temos uma gama de pessoas aproveitando os espaços disponíveis e fazendo literatura, principalmente poesia. O que dizer de tudo isso? Que é algo maravilhoso, até então nunca colocado à disposição de escritores, poetas e artistas em geral e, com certeza, vai impulsionar as letras, as artes e a vida de muita gente, haja vista os eventos que já estão ocorrendo em diversas comunidades, sites, blogs e outros espaços que estão surgindo com muita rapidez, cujos resultados são surpreendentes.

Agora, a pergunta que muita gente se faz é a seguinte: pela facilidade de veiculação, pela falta de critério e seleção e pela rapidez proporcionada pela internet, a produção literária virtual tem qualidade? Acho que ainda é cedo pra se fazer uma avaliação segura sobre um material tão vasto, mas acredito realmente que este é um processo que não tem mais volta. As pessoas estão escrevendo, gostando de escrever, descobrindo talentos e coisas importantes estão acontecendo.

É claro que em tudo que é feito em grande escala, é preciso separar o joio do trigo. Assim como há boas produções surgindo, excelentes escritores e poetas se revelando, também há aqueles que precisam melhorar muito, depurar o seu trabalho, encontrar seu estilo, lapidar seu potencial, ler bastante e aprimora-se, se quiser conquistar seu reconhecimento. Não é porque estamos na era da tecnologia, do haicai e do poetrix, ou seja, da linguagem econômica e quase telegráfica, que não precisamos ler os clássicos: De Sófocles a Machado de Assis, passando por Balzac, Saramago, Pessoa, Drummond e tantos outros.

Por enquanto, o poeta do ORKUT ainda está sendo visto como aquele que só sabe falar de amor não correspondido, solidão, dor de cotovelo e outros temas prosaicos e emocionais, em síntese :mais inspiração pura que técnica. Ao não revisarem seus textos antes da postagem, tem resultado em trabalhos bons, mas eivados de erros gramaticais,(o que realmente é imperdoável). Como eu já disse antes, não se pode generalizar, há muita gente boa, fazendo trabalhos dignos de destaque, com criatividade e valor. Ainda existe uma certa discriminação, o que NÂO vai continuar por muito tempo, eu acredito. E creio mais: o ORKUT é o veículo do momento e vai revelar muita gente boa, sim, para a felicidade geral dos apaixonados por esta arte maravilhosa que é a literatura.

Basilina Pereira
http://poesiasbasilina.blogspot.com

(mineira, de Ituiutaba, reside em Brasília há mais de 30 anos, professora, advogada, crítica literária, poeta e escritora. Está na 1ª Antologia da Poemas à Flor da Pele, participa de grupos culturais e é representante da Comunidade em Brasília. Afirma, que embora tenha trabalhado com literatura por muitos anos, só recentemente começou a escrever. Já possui livros prontos, um de contos e outros de poesia,
ainda não publicados. Terminou recentemente "Quase Poesia, Janelas e Arabescos", e já está mantendo contatos com editoras para fazer seu lançamento no aniversário da Poemas em abril de 2009, será uma ansiosa espera, e avisa: está começando o 4º livro).





3 comentários:

  1. Obrigada Soninha, por divulgar minha modesta opinião. Ao lado de tanta gente boa, eu, realmente,sinto-me honrada. Só um adendo: já terminei meu terceiro livro (Quase Poesia, Janelas e Arabescos, todos de poesia) e o 4º já está em andamento, estou tão inspirada, acho que é o contato con tanta gente maravilhosa. Já estou em contato com a editora e talvez o lançamento do meu 1º l possa ser no aniversário da Poemas.

    ResponderExcluir
  2. Basilina,
    Perfeia sua opinião. Concordo e assino em baixo de tudo que vc disse.
    Que isso não seja interpretado como falta de opinião minha ou personalidade..mas, vc descreveu de maneira ampla e perfeita o que vem acontecendo no mundo atual.

    Qto ao futuro, eu creio que haverá uma seleção natural... risosss
    ou como já dizia a música" Only the strong survive"...risosss
    Peguei pesado!! Mas, os fortes, pegam pesado!!..risoss (desculpe a brincadeira!!)
    Fiquei, verdadeiramente, encantada com seu texto..conteúdo e linguajar. Vc é uma estrela destacada no meio desse universo, que somos nós!!
    Eu te conheci no Orkut e vi o brilho que vc tem!!
    Que continue abrilhantando o nosso universo literário...sempre!!
    Beijos,
    Andrea.

    ResponderExcluir