Páginas

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

BALANÇO DA POEMAS






A comunidade Poemas à Flor da Pele surgiu há menos de 3 anos, com o objetivo de incentivar a cultura em nosso país, principalmente a poesia, além de proporcionar a oportunidade de divulgação de seus poemas a poetas iniciantes, ou mesmo aqueles que já escreviam de longa data, mas não tinham tido ainda a oportunidade de publicar seus escritos.

Hoje já conta com mais de 1700 membros, sinal de que está trilhando o caminho certo e não se desvia de suas metas.

Ao findar mais um ano, é oportuno fazer um balanço das ações em 2008, até para se pensar em novas propostas para 2009.

Soninha Porto e moderadores da Poemas à Flor da Pele, no qual me incluo, realizam atividades que mantém em evidência essa comunidade do orkut, sejam fazendo brincadeiras e eventos virtuais no Bar da Soninha (onde os membros se reúnem, como se estivessem numa mesa de bar) ou criando versos no Festival de Poemetos, com quase 2.800 postagens, abordando temas variados e alusivos a datas comemorativas, além dos tópicos dos poetas que compõem um verdadeiro acervo poético da atualidade.

No aniversário de 2 anos, houve comemorações em 7 estados, DF, ES, MG, PA, RJ, SP e RS, que foi um verdadeiro sucesso de integração entre artistas e poetas, oportunizando um encontro real entre aqueles que apenas se conheciam pelas telas do computador.

Foram realizados até o momento 6 concursos, incentivo que a comunidade dá a novos escritores, revelando poetas de grande qualidade.


1º- Concurso poemas à Flor da Pele;

2º- Concurso Eros de Poesia;

3º- Concurso H2O;

4º- Concurso da Primavera;

5º- Concurso Machado de Assis; e

6º- Concurso Infantil de Poesias.

Vencedores do Concurso Eros


Realizou-se o 2º E_BOOK, que circula no Brasil, Europa e Estados Unidos, que hoje se acha publicado em conceituados sites de poesias, a exemplo do Recanto das Letras e outros e estamos a caminho do 3º, com expressiva participação dos membros da comunidade. .

Fez-se a 1ª Antologia, que é motivo de orgulho para a comunidade e para todos os seus participantes, com ênfase no fato de termos sido a única Comunidade presente, e com destaque, no Congresso Brasileiro de Poesias, que ocorreu em outubro (2008) em Bento Gonçalves. Na oportunidade o grupo da Poemas apresentou-se no colégio Cenecista da cidade e elaborou uma coletânea de poemas infantis "Poemas à Flor da Idade", que foi entregue para 150 alunos que participaram de momento cultural.

Capa 1ªAntologia da Poemas à Flor da Pele
Capa da coletânea infanto-juvenil
Poemas à flor da idade

Hoje, já existe uma marca que a identifica, foram confecionadas camisetas para o grupo, possui representantes em todas as unidades da federação e uma proposta de crescimento por meio do nosso site, que está em fase de confecção.

camiseta confeccionada em 2008 para eventos


logo criada para a comunidade


Para 2009,outras propostas virão, a começar pelo 1º Encontro Nacional da Poemas que ocorrerá em Vitória no seu terceiro aniversário.

E não pára por aí. Já está sendo pensado o terceiro E-book para lançamento no aniversário de 3 anos e outras novidades, sempre com o intuito de confirmar o diferencial desta comunidade, que prima pelo crescimento, pela qualidade, respeito e confia na participação de todos os seus membros para fazer desta um Celeiro da Poesia.

A todos os participantes e membros da Comunidade Poemas à Flor da Pele é um orgulho ter amigos realizando e faz\endo o melhor pela poesia. Um Feliz Ano Novo e que em 2009 possamos juntos viver a mais e mais a poesia!


Basilina Pereira
representate da Poemas no DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário