que comemora hoje, 29 de março, 316 anos.
domingo, 29 de março de 2009
Curitiba: 316 Anos de História, Tradição e Identidade
que comemora hoje, 29 de março, 316 anos.
sexta-feira, 27 de março de 2009
27 de março - Dia do Circo
"Sonhos de Einstein",
com a linguagem da dança e do teatro.
Onde: Fundição Progresso,
Rua dos Arcos, 24, Lapa
Telefone: 21 - 2220 5070
Sábado e domingo às 18h30min
Segunda 20h

27 DE MARÇO DIA MUNDIAL DO TEATRO
Homenagem ao dia do Teatro e aos atores de todos os cantos do mundo, com imagens de um amigo que luta pela arte em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul, fazendo estátua viva de poetas imortais, como Fernando Pessoa e Shakespeare.
Agora está zarpando para o Rio de Janeiro, onde fará testes para a oficina da Globo. Parabéns, o Brasil agradece tua arte, merecedora deste sucesso!

quinta-feira, 26 de março de 2009
PORTO ALEGRE DÁ POESIA

Informações no blogJuliana Meira - Poema Dilema - Capa de Marcius AndradeMara Faturi - Andanças - Capa de Paulinho ChimendesMarco Celso Huffel Viola - Poemas de quase amor e ódio - Capa de CavaMario Pirata - Poemeninos - capa de Rodrigo PecciRenato de Mattos Motta - Os cantos de carochinha - capa e ilustrações do autor

(informações recebidas por e-mail de Renato Motta e Mario Pirata)
CONVITE QUINTA POÉTICA SÃO PAULO

São 15 os poetas convidados
Álvaro Alves de Faria, Beth Brait Alvim, Carlos Felipe Moisés, Celso de Alencar, Dalila Teles Veras, Hamilton Faria, Helena Armond, José Geraldo Neres, Nílson José Machado, Paula Valéria, Raquel Naveira, Renata Pallottini, Renato Gonda, Valdir Rocha e Zeh Gustavo.
Quando: Quinta-feira, 26 de março de 2009 a partir das 19h
Onde: Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP (Próximo ao metrô Brigadeiro.Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74 Informações: (11) 5904-4499

Próxima QUINTA POÉTICA: 30 de abril de 2009, quinta-feira, às 19h, na CASA DAS ROSAS.
*Os 15 primeiros convidados do evento receberão um kit com agendas e livros publicados pela Escrituras Editora (válido somente para o dia 26/03/09, antes do início do sarau, entre 18h30 e 19h).
Mensalmente, a Casa das Rosas abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas convidados e de um jovem poeta, que tem a oportunidade de apresentar seu trabalho.
Grandes nomes da poesia, como Álvaro Alves de Faria, Beth Brait Alvim, Carlos Felipe Moisés, Celso de Alencar, Contador Borges, Eunice Arruda, Floriano Martins, Francisco Moura Campos, Hamilton Faria, Helena Armond, José Geraldo Neres, Lelia Maria Romero, Raimundo Gadelha, Raquel Naveira, Renata Pallottini, Renato Gonda, entre outros, já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas.
Nesta Quinta Poética de 26 de março comemoraremos os 15 anos da Escrituras, fundada em 28 de março de 1994, pelo poeta Raimundo Gadelha. Contaremos com a apresentação de Frederico Barbosa, diretor da Casa das Rosas, e a presença de 15 poetas convidados que participaram intensamente da história da Escrituras Editora.
Saiba mais sobre:
Frederico Barbosa é diretor executivo da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos.
Anfitrião: Raimundo Gadelha nasceu na Paraíba, morou em várias cidades do Norte e Nordeste e também em diversas cidades do mundo. Estudou em Nova Iorque, especializou-se em Tóquio, onde residiu por quase três anos, e só então se impôs o desafio de ser editor, fundando a Escrituras Editora, em São Paulo, em 1994. Publicitário, jornalista, escritor e fotógrafo, lançou seu primeiro livro em 1978.
Os poetas convidados:
É jornalista, poeta e escritor, uma das vozes mais importantes da Geração 60. Tem publicados mais de 40 livros, além de ser autor de duas peças de teatro encenadas em várias capitais brasileiras. Tem poemas traduzidos para o francês, italiano, servo-croata, japonês, espanhol e inglês e, nos últimos anos, tem publicado seus livros de poesia em Portugal. Na Escrituras, publicou Borges, o mesmo e o outro (2001) e Trajetória poética (2003), Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e finalista do Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.
É ensaísta, contista e poeta premiada, especialista em Ação Cultural pela ECA-USP e em Políticas Culturais pelos Ministérios da Cultura e Comunicação e de Relações Internacionais da França. Participa de encontros nacionais e internacionais, como a FLIPORTO, OFF FLIP, Bienal Internacional de Encuentro Ibero americano de Escritores de Obregón (Sonora, México). Seu mais recente livro de poemas, Visões do Medo, publicado pela Escrituras Editora, recebeu o prêmio PAC 2007.
É poeta, autor de Poemas reunidos (Cultrix, 1974, prêmio APCA), Círculo imperfeito (Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1978), Subsolo (Massao Ohno, 1989, prêmio APCA), Noite nula (Nankin, 2008); crítico literário, autor de Literatura, para quê? (Letras Contemporâneas, 1999), Poesia e utopia (Escrituras, 2007); é também tradutor (Tudo o que é sólido, O poder do mito etc.) e autor de livros infanto-juvenis (Conversa com Fernando Pessoa, Prêmio FNLIJ, 2008).
É poeta e declamador paraense, radicado em São Paulo desde 1972. É reconhecido entre os grandes talentos da geração de 70, se apresentou na Inglaterra, França e Portugal. Tem vários livros publicados, participou de diversas antologias no Brasil e no exterior, além de publicações em revistas e periódicos.
Nasceu em Portugal, mas vive no Brasil desde a infância. É autora de diversos livros de poesia, reunidos no volume À Janela dos dias (2002). Posteriormente lançou Poesia do Intervalo, com desenhos de Guedo Gallet (2005) e 3 plaquetes artísticas. Seu mais recente livro, Retratos Falhados, foi publicado pela Escrituras, na Coleção Ponte Velha.
Escreveu seis livros de poesia (Diavirá, 1977; Estações, 1983; Cidades do Ser, 1988; Encântaros, 1995; Súbitos Encantos para São Pedra e Espanto, 2000, Haikuazes, 2006) e participou de doze antologias no Brasil e no exterior. Em 2006, recebeu, em Paris, o prêmio da Société Académique des Arts, Sciences et Lettres, pelos relevantes serviços prestados às Artes, Ciências, Letras e Cultura em geral. Em 2009 publicará um novo livro de poemas intitulado Memória de Frutos.
Nasceu em Muzambinho (MG) e reside em São Paulo. É poeta, escultora, pintora, pesquisadora e presença de grande força na literatura brasileira contemporânea. Tem 18 livros publicados, entre eles Pedra d’ara (prêmio da APCA para Melhor Livro de Poesia em 1998) e Cantochão, publicados pela Escrituras Editora.
Nasceu em Garça, SP. É poeta, ficcionista, roteirista, autor de dois livros: Pássaros de papel (Projeto Dulcinéia Catadora, 2007) e Outros silêncios (poesia, Prêmio Programa de Ação Cultural - ProAC - Concurso de Apoio a Projetos de Publicação de Livros no Estado de São Paulo, 2008), publicado pela Escrituras Editora, que será lançado no próximo dia 15 de abril.
Nasceu em Olinda, Pernambuco, mas vive em São Paulo desde 1969. É professor de cursos de graduação e pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Sucumbiu à tentação de escrever poesias, acomodando tal tendência em seu universo privado. Seu único livro de poemas, Plantares, foi publicado pela Escrituras Editora.
Paula Valéria é artista-designer, autora de livros, webcolunista e poeta. É autora de seis livros infantis, o livro pré-universitário A Arte em Todos os Sentidos (Ed Brasil) e participa em seis antologias poéticas. Foi agraciada com o Prêmio Jabuti - CBL e o prêmio 2004 “O Amigo” em Portugal pelo poema Mirar Miró sobre Barcelona. Publicou IriS digital Poesy(a) (2005, Escrituras Editora). Em 2006 a antologia “BravaGenteBrasileira” recebeu o prêmio Brazilian International Press Award in Miami-USA, na categoria literatura.
Nasceu em São Paulo, em 1931. Cursou Direito, Filosofia e Dramaturgia; escreveu e produziu trabalhos para teatro e televisão. Publicou, entre outros, os livros: A casa (Clube de Poesia, São Paulo, 1958); Coração americano (Editora Meta, São Paulo, 1976); Chão de palavras (Editora Círculo do Livro, São Paulo, 1977); Noite afora (São Paulo, 1978), Obra poética (Editora Hucitec, São Paulo, 1995) e ABC Poemas Adolescentes (Escrituras Editora). Coordenou e participou da Anthologie de la poésie brésilienne, (Editions Chandeigne, Paris, 1998), que reuniu quatro séculos da nossa história literária.
Nasceu em São Paulo. É poeta, artista plástico e designer. Graduado em Artes Plásticas e Letras, doutor em Semiótica pela USP e professor de Artes na Universidade Anhanguera. Como escritor, ganhou prêmios como Revelação de Autor, em 1987, e Melhor Livro de Poesia do Ano (com a obra Ad Nada, pela Escrituras Editora), em 1994, ambos pela APCA. Tem diversos livros editados, como Primeira Ronda à Margem da Serpente (Ed. Massao Ohno, 1987), Canto ao Canto (Ed. Massao Ohno, 1987), Trílogo (Ed. Independente, 1988), Fugitivo dos Homens (Ed. Massao Ohno, 1990).
É artista plástico (escultor, desenhista, gravador e pintor) e, nessa condição, "cobaia" número 1 da Escrituras Editora, com o mistifório Mentiras, Verdades-Meias e Casos Veros, o que culminou em diversos livros sobre seu trabalho. É versejador aventureiro, com o livro Títeres de Ninguém, publicado pela Editora Letras Contemporâneas de Florianópolis.
Zeh Gustavo é poeta e compositor. Sambista, membro do grupo Terreiro de Breque, colabora com artigos para o jornal de cultura e política Algo a Dizer (www.algoadizer.com.br). Publicou, entre outros livros, Idade do Zero (Escrituras, 2005) e A Perspectiva do Quase (Arte Paubrasil, 2008).

04012-100 - São Paulo - SP - Brasil
Novo telefone: (11) 5904-4499 (Pabx)
Visite o site: www.escrituras.com.br
(imagens disponíveis no Google)
(email de Delasnieves Dáspet - Emabaixadora para o Brasil dos Poetas del Mundo)
CONVITE JORNAL PALAVRAS AO VENTO

Inauguração da Estrela Poética Editora e Jornal Palavras ao Vento...
Quando: 28 de março de 2009
Onde: Rua Carlos Souza Guimarães, 61 - Jardim de Alah
Cordeiro-RJ
Contatos: Tel.: (22) 8146-3217 / (22) 8149-4420
Magali Oliveira / Tatiana Monteiro
E-mail:
magaliestrela@hotmail.comtatianamonteiro@prosaemverso.com.br
Vinte e oito anos, participou de várias antologias e contos e está em fase de organização para publicar em outras, entre elas a Poemas à Flor da Pele, mantém um site voltado para a cultura literária e gerencia outros.Já foi colunista de cultura geral em alguns portais, tem muita coisa espalhada pelo mundo virtual. Adora colocar uma "mochila nas costas" para se aventurar com amigos, leva a tiracolo a fiel agenda, onde anota “diários de bordo”. Escreve poesias antes dos 10 anos de idade e aos poucos foi se aprimorando).
(Pseudônimo: Magali Oliveira, de
terça-feira, 24 de março de 2009
Livro "Dom de Amar" Joana RodriguesO
O preço, como ela mesma diz, é simbólico, apenas para manter o Projeto "Fagulhas de Amor", para o qual está reservando 20% do valor arrecadado para entidades beneficentes da sua cidade. Afirma que em breve terá mais a falar sobre este Projeto.
A obra apresenta poemas e textos reflexivos.
Os dados para depósitos são:
Bradesco
Agência 0692-0
Nº da conta: 1002606-7
A favor de Joana Rodrigues Alexandre Figueiredo
Solicita confoirmação dos dados dos depósitos por e-mails:eus e-mails: joanarodrigues25@hotmail.com
joana_roalfi@yahoo.com.br
XII Prêmio Cidadão de Poesia
Realização: Sindicato dos Empregados no Comércio de Limeira - Sinecol
1) Objetivo: Incentivar a Poesia
2) Categorias:
· Livre (aberta para autores de qualquer origem e idade).
· Regional (exclusivo para poetas nascidos ou residentes nas cidades da base do Sinecol: Limeira, Araras, Leme, Iracemápolis, Cordeirópolis e Conchal). Nesta categoria, o poeta deve enviar junto com os poemas e dados pessoais uma cópia de documento de identidade ou comprovante de residência que o habilite).
3) Apresentação dos Trabalhos:
· Os trabalhos devem ser apresentados de forma datilografada ou impressa.
· Cada poeta deverá inscrever um poema de até 40 linhas, em quatro vias.
· No trabalho, deverão constar o título do poema e o pseudônimo do autor.
· Em folha à parte, o autor colocará o seu nome completo, endereço para correspondência completo, telefone, e-mail (se tiver), o título do poema, o pseudônimo e a Categoria em que pretende se inscrever (Livre ou Regional).
4) Inscrições (gratuitas):
· As inscrições devem ser feitas de 02 de março a 30 de abril de 2009, valendo o carimbo dos Correios como comprovante em caso de remessa postal.
· O endereço para entrega dos trabalhos é: Rua Lavapés, 220–Centro–Limeira/SP– Cep 13480-760. Fone (19)3451-1271.
5) Seleção e premiação:
· Um júri formado por pessoas reconhecidamente capacitadas no Campo da Literatura e das Artes escolherá os melhores trabalhos.
· O primeiro colocado de cada categoria recebem o Troféu Cidadão e R$ 400,00 (Quatrocentos Reais) cada um.
· O segundo e terceiro colocados de cada categoria recebem o Troféu Cidadão.
· Poderá haver distribuição de diplomas de “menção honrosa” a quem fizer jus, de acordo com critérios da Comissão Julgadora.
· A premiação será no dia 25 de julho de 2009, às 20h00, no Salão de Eventos do Clube dos Comerciários de Limeira, localizado à Rua Arquiteta Sueli Fior de Godoy, no Jardim Limeirânea.
O ato da inscrição implica na aceitação deste regulamento. Dúvidas serão dirimidas pelo fone (19)3451-1271, com as secretárias, ou com Otacílio, através do e-mail
Otacílio Cesar Monteiro
Organizador
Nivaldo Paresque
Diretor de Cultura e Lazer
Paulo Cesar da Silva
Presidente do Sinecol
(recebido por e-mail em 23 de março/2009.)
1ª Antologia Alma Brasileira –Poesias e 1ª de Crônica e Contos
Apoio Cultural:Casa dos Poetas Praia Grande,Jornal Folha da Baixada(Praia Grande São Paulo) TDC (Turismo Divulgação e Cultura)que conta com a parceria da VTV(Rede TV de Santos)e da região de Campinas.
Jornal Folha da Baixada, há 44 anos levando noticias
Lançamento: 22 de JULHO DE 2009,
CASA DAS ROSAS SÃO PAULO E
SETEMBRO EM SALVADOR.
Blog: http://almabrasileirapoesia.blogspot.com/
ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DE POETAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Será em um domingo - 17 DE MAIO DE 2009, das 17 às 22h, no Salão Margarida, da Associação Atlética Banco do Brasil, Av. Borges de Medeiros, ao lado do Clube Monte Líbano, Rio/RJ".
segunda-feira, 23 de março de 2009
DELASNIEVES DÁSPET ACADÊMICA NO SUL

Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves
convida V. Sa. e Digníssima Família
para a Solenidade de Posse das Escritoras DELASNIEVE MIRANDA DASPET DE SOUZA, Campo Grande/MS, Cadeira Nº 2, Patrono: Josué Marques Guimarães; DIVA PAVESI, Orléans/França, Cadeira Nº 3, Patrono: Dyonélio Tubino Machado; ROZELIA SCHEIFLER RASIA, Cruz Alta/RS, Cadeira Nº 4, Patrono: Nelson Nilo Fachinelli; JURACI DA SILVA MARTINS, São Sepé/RS, Cadeira Nº 5, Joaquim de Campos Leão, e LIGIA ANTUNES LEIVAS, Pelotas/RS, Cadeira Nº 6, Patronesse: Lila Ripoll,como Membros Acadêmicos Correspondentes.
Alba Pires Ferreira
Presidente
Data: 4 de abril de 2009 Hora: 16 horas
LLocal: Plenário Aloísio Filho, da Câmara Municipal de Porto Alegre/RS,
Avenida Loureiro da Silva, 255.