Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2009

CONVITE QUINTA POÉTICA SÃO PAULO


Escrituras Editora e Casa das Rosas convidam para a QUINTA POÉTICA e coquetel de comemoração dos 15 anos da Escrituras Editora.

Anfitrião Raimundo Gadelha

Apresentação: Frederico Barbosa

São 15 os poetas convidados

Álvaro Alves de Faria, Beth Brait Alvim, Carlos Felipe Moisés, Celso de Alencar, Dalila Teles Veras, Hamilton Faria, Helena Armond, José Geraldo Neres, Nílson José Machado, Paula Valéria, Raquel Naveira, Renata Pallottini, Renato Gonda, Valdir Rocha e Zeh Gustavo.

Quando: Quinta-feira, 26 de março de 2009 a partir das 19h
Onde: Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP (Próximo ao metrô Brigadeiro.Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74 Informações: (11) 5904-4499

Próxima QUINTA POÉTICA: 30 de abril de 2009, quinta-feira, às 19h, na CASA DAS ROSAS.

*Os 15 primeiros convidados do evento receberão um kit com agendas e livros publicados pela Escrituras Editora (válido somente para o dia 26/03/09, antes do início do sarau, entre 18h30 e 19h).

Sobra a Quinta poética

Mensalmente, a Casa das Rosas abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas convidados e de um jovem poeta, que tem a oportunidade de apresentar seu trabalho.
Grandes nomes da poesia, como Álvaro Alves de Faria, Beth Brait Alvim, Carlos Felipe Moisés, Celso de Alencar, Contador Borges, Eunice Arruda, Floriano Martins, Francisco Moura Campos, Hamilton Faria, Helena Armond, José Geraldo Neres, Lelia Maria Romero, Raimundo Gadelha, Raquel Naveira, Renata Pallottini, Renato Gonda, entre outros, já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas.
Nesta Quinta Poética de 26 de março comemoraremos os 15 anos da Escrituras, fundada em 28 de março de 1994, pelo poeta Raimundo Gadelha. Contaremos com a apresentação de Frederico Barbosa, diretor da Casa das Rosas, e a presença de 15 poetas convidados que participaram intensamente da história da Escrituras Editora.

Saiba mais sobre:
Frederico Barbosa é diretor executivo da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos.

Anfitrião: Raimundo Gadelha nasceu na Paraíba, morou em várias cidades do Norte e Nordeste e também em diversas cidades do mundo. Estudou em Nova Iorque, especializou-se em Tóquio, onde residiu por quase três anos, e só então se impôs o desafio de ser editor, fundando a Escrituras Editora, em São Paulo, em 1994. Publicitário, jornalista, escritor e fotógrafo, lançou seu primeiro livro em 1978.

Os poetas convidados:
Álvaro Alves de Faria

É jornalista, poeta e escritor, uma das vozes mais importantes da Geração 60. Tem publicados mais de 40 livros, além de ser autor de duas peças de teatro encenadas em várias capitais brasileiras. Tem poemas traduzidos para o francês, italiano, servo-croata, japonês, espanhol e inglês e, nos últimos anos, tem publicado seus livros de poesia em Portugal. Na Escrituras, publicou Borges, o mesmo e o outro (2001) e Trajetória poética (2003), Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e finalista do Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.
Beth Brait Alvim

É ensaísta, contista e poeta premiada, especialista em Ação Cultural pela ECA-USP e em Políticas Culturais pelos Ministérios da Cultura e Comunicação e de Relações Internacionais da França. Participa de encontros nacionais e internacionais, como a FLIPORTO, OFF FLIP, Bienal Internacional de Encuentro Ibero americano de Escritores de Obregón (Sonora, México). Seu mais recente livro de poemas, Visões do Medo, publicado pela Escrituras Editora, recebeu o prêmio PAC 2007.
Carlos Felipe Moisés

É poeta, autor de Poemas reunidos (Cultrix, 1974, prêmio APCA), Círculo imperfeito (Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1978), Subsolo (Massao Ohno, 1989, prêmio APCA), Noite nula (Nankin, 2008); crítico literário, autor de Literatura, para quê? (Letras Contemporâneas, 1999), Poesia e utopia (Escrituras, 2007); é também tradutor (Tudo o que é sólido, O poder do mito etc.) e autor de livros infanto-juvenis (Conversa com Fernando Pessoa, Prêmio FNLIJ, 2008).
Celso de Alencar

É poeta e declamador paraense, radicado em São Paulo desde 1972. É reconhecido entre os grandes talentos da geração de 70, se apresentou na Inglaterra, França e Portugal. Tem vários livros publicados, participou de diversas antologias no Brasil e no exterior, além de publicações em revistas e periódicos.
Dalila Teles Veras

Nasceu em Portugal, mas vive no Brasil desde a infância. É autora de diversos livros de poesia, reunidos no volume À Janela dos dias (2002). Posteriormente lançou Poesia do Intervalo, com desenhos de Guedo Gallet (2005) e 3 plaquetes artísticas. Seu mais recente livro, Retratos Falhados, foi publicado pela Escrituras, na Coleção Ponte Velha.

Hamilton Faria
Cônsul Poetas del Mundo Pinheiros SP

Escreveu seis livros de poesia (Diavirá, 1977; Estações, 1983; Cidades do Ser, 1988; Encântaros, 1995; Súbitos Encantos para São Pedra e Espanto, 2000, Haikuazes, 2006) e participou de doze antologias no Brasil e no exterior. Em 2006, recebeu, em Paris, o prêmio da Société Académique des Arts, Sciences et Lettres, pelos relevantes serviços prestados às Artes, Ciências, Letras e Cultura em geral. Em 2009 publicará um novo livro de poemas intitulado Memória de Frutos.
Helena Armond

Nasceu em Muzambinho (MG) e reside em São Paulo. É poeta, escultora, pintora, pesquisadora e presença de grande força na literatura brasileira contemporânea. Tem 18 livros publicados, entre eles Pedra d’ara (prêmio da APCA para Melhor Livro de Poesia em 1998) e Cantochão, publicados pela Escrituras Editora.
José Geraldo Neres

Nasceu em Garça, SP. É poeta, ficcionista, roteirista, autor de dois livros: Pássaros de papel (Projeto Dulcinéia Catadora, 2007) e Outros silêncios (poesia, Prêmio Programa de Ação Cultural - ProAC - Concurso de Apoio a Projetos de Publicação de Livros no Estado de São Paulo, 2008), publicado pela Escrituras Editora, que será lançado no próximo dia 15 de abril.
Nílson José Machado
Nasceu em Olinda, Pernambuco, mas vive em São Paulo desde 1969. É professor de cursos de graduação e pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Sucumbiu à tentação de escrever poesias, acomodando tal tendência em seu universo privado. Seu único livro de poemas, Plantares, foi publicado pela Escrituras Editora.

Paula Valéria é artista-designer, autora de livros, webcolunista e poeta. É autora de seis livros infantis, o livro pré-universitário A Arte em Todos os Sentidos (Ed Brasil) e participa em seis antologias poéticas. Foi agraciada com o Prêmio Jabuti - CBL e o prêmio 2004 “O Amigo” em Portugal pelo poema Mirar Miró sobre Barcelona. Publicou IriS digital Poesy(a) (2005, Escrituras Editora). Em 2006 a antologia “BravaGenteBrasileira” recebeu o prêmio Brazilian International Press Award in Miami-USA, na categoria literatura.

Raquel Naveira

É escritora, professora universitária, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e do Pen Clube do Brasil. É autora de diversos livros de poemas e ensaios, entre eles Casa e tecla, Senhora, Casa e Castelo e Portão deFerro, publicados pela Escrituras Editora.

Renata Pallottini

Nasceu em São Paulo, em 1931. Cursou Direito, Filosofia e Dramaturgia; escreveu e produziu trabalhos para teatro e televisão. Publicou, entre outros, os livros: A casa (Clube de Poesia, São Paulo, 1958); Coração americano (Editora Meta, São Paulo, 1976); Chão de palavras (Editora Círculo do Livro, São Paulo, 1977); Noite afora (São Paulo, 1978), Obra poética (Editora Hucitec, São Paulo, 1995) e ABC Poemas Adolescentes (Escrituras Editora). Coordenou e participou da Anthologie de la poésie brésilienne, (Editions Chandeigne, Paris, 1998), que reuniu quatro séculos da nossa história literária.
Renato Gonda

Nasceu em São Paulo. É poeta, artista plástico e designer. Graduado em Artes Plásticas e Letras, doutor em Semiótica pela USP e professor de Artes na Universidade Anhanguera. Como escritor, ganhou prêmios como Revelação de Autor, em 1987, e Melhor Livro de Poesia do Ano (com a obra Ad Nada, pela Escrituras Editora), em 1994, ambos pela APCA. Tem diversos livros editados, como Primeira Ronda à Margem da Serpente (Ed. Massao Ohno, 1987), Canto ao Canto (Ed. Massao Ohno, 1987), Trílogo (Ed. Independente, 1988), Fugitivo dos Homens (Ed. Massao Ohno, 1990).

Valdir Rocha

É artista plástico (escultor, desenhista, gravador e pintor) e, nessa condição, "cobaia" número 1 da Escrituras Editora, com o mistifório Mentiras, Verdades-Meias e Casos Veros, o que culminou em diversos livros sobre seu trabalho. É versejador aventureiro, com o livro Títeres de Ninguém, publicado pela Editora Letras Contemporâneas de Florianópolis.
Zeh Gustavo - Heterônimo do escritor Gustavo Dumas

Zeh Gustavo é poeta e compositor. Sambista, membro do grupo Terreiro de Breque, colabora com artigos para o jornal de cultura e política Algo a Dizer (www.algoadizer.com.br). Publicou, entre outros livros, Idade do Zero (Escrituras, 2005) e A Perspectiva do Quase (Arte Paubrasil, 2008).
Escrituras Editora Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo - SP - Brasil
Novo telefone: (11) 5904-4499 (Pabx)
Visite o site: www.escrituras.com.br

(imagens disponíveis no Google)
(email de Delasnieves Dáspet - Emabaixadora para o Brasil dos Poetas del Mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário