Páginas

quinta-feira, 12 de março de 2009

O DIA INTERNACIONAL DA POESIA: 14 DE MARÇO!

Vem aí o dia em que se comemora a Poesia: 14 de março, está próximo. A data foi escolhida por coincidir com o início da primavera no Hemisfério Norte.
A tradição que associa a poesia à primavera é bastante antiga , mas teve seu apogeu nos séculos XII e XIII, quando os poetas de Provença, na França, dedicavam-se mais ao ofício de versejar no tempo das flores.

(imagem google)

Até hoje a poesia ainda guarda resquícios de sua origem, muito embora a lírica atual possa ser encontrada com as mais diversas roupagens e formas. Como expressão artística e humana, não foge aos rumos que a literatura do mundo percorreu e absorveu todo o processo de desestruturação da narrativa, que ocorreu no romance, resultando no que hoje conhecemos como poesia moderna.
Mas antiga ou moderna a poesia é a mais pura expressão do sentimento. Não estou aqui me referindo apenas aos poemas de amor que, na verdade, compõem grande parte do acervo poético de que temos conhecimento. Falo da poesia que inspira o instante poético, sob aquela visão única e surpreendente, que transmuta a realidade sob a lente do poeta em sua dimensão mais ampla, onde o inusitado e até mesmo o estéril projeta-se no universo visionário do autor, revelando aquele “insite” divino e mágico com que muitas vezes nos deparamos e nos encantamos.

(imagem http://catedral.weblog.com.pt/arquivo/088324)

A poesia é mágica porque não se limita ao campo de significação usual da linguagem a que chamamos denotação, mas adentra no universo das imagens que são criadas,neste universo espetacular:a possibilidade de extrair música das palavras. Valendo-se de metáforas e de outros recursos e figuras de estilo, a poesia cria um campo de significação próprio em que quase tudo é possível:geralmente encontramos no poema aquilo de que estamos precisando, no momento de sua leitura.
Linguagem e emoção constituem o binômio perfeito que nos faz dedilhar todos os sentimentos que habitam a humanidade, tirando de cada verso a essência da transformação e buscando nas entrelinhas do verso o estrato de subjetividade que só o ser humano possui.
(imagem google)

Por fim eu considero que a poesia transcende o homem, porque muitas vezes o liberta de suas contradições cada vez mais crescentes na sociedade atual e se manifesta como uma necessidade de expressão, anseio este condensado num momento presente, mas que carrega toda uma projeção de passado e futuro: é fusão do indivíduo com o tempo e o seu registro de que mudam os ares, mas o homem continua o mesmo, com suas contradições e sentimentos.
Que seja, então, a poesia, comemorada e alardeada aos quatro cantos, porque a vida é sempre mais colorida quando aberta a esse suspiro da brisa.








Basilina Pereira –moderadora e representante da comunidade Poemas à Flor da Pele em Brasília.
http://poesiasbasilina.blogspt.com

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Errata: onde se lê 14 de maio, leia-se 14 de março. Por favor aceitem minhas desculpas, amigos, pelo equívoco. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Mas bá amiga! passou batido por mim também! Já tá consertado!

    ResponderExcluir