Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2009

OPINIÃO: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA


Tenho pensado muito sobre a Educação, o seu papel no mundo e a responsabilidade de todos nós frente a esse assunto tão relevante e de fundamental importância para o desenvolvimento do país, nossa qualidade de vida e de nossos filhos. Sim, porque não se compara o nível de desenvolvimento dos países que priorizaram a Educação, e pessoas bem educadas exercitam a sua cidadania, fazem valer seus direitos, reclamam de condições adversas que podem ser melhoradas, criticam seus governantes quando demonstram atitudes impróprias a sua função representativa, praticam atos inadequados, cobram ações proativas e etc...
Ocorre que não estamos vendo melhora nenhuma na educação por aqui. Excetuando casos pontuais de sucesso, de um modo geral temos nos deparado com um ensino deficitário, e aí não se salvam nem as escolas particulares, que apesar de cobrarem mensalidades bem vultosas, estão em busca de objetivos equivocados, centrados na transmissão exagerada de conteúdos, com o fim imediato do sucesso no vestibular. A escola pública, por seu turno, tenta desenvolver um conteúdo crítico-social, mas enfrenta tamanha dificuldade (escolas ruins, falta de segurança, professores desestimulados por falta de valorização pessoal e profissional, material defasado e/ou inadequado e tantos outros), que as estatísticas só fazem confirmar o desempenho do Brasil, abaixo da média mundial.
Entramos na era da tecnologia e isso não representou nenhum ganho para o setor, porque paralelamente não foi desenvolvida uma política para compatibilizar os recursos tecnológicos com os recursos pedagógicos. A tecnologia trouxe uma nova forma de pensar e a relação professor aluno também precisa mudar. Nesse sentido, está faltando uma formação adequada aos professores para trabalharem com os novos recursos: não basta colocar um computador na escola e ensinar o aluno navegar na internet, localizar um assunto no Google, copiar e colar (e na maioria das vezes nem ler). É preciso repensar o modelo de ensino-aprendizagem, aprender a lidar com as novas propostas e desafios e a explorar a mudança de foco, reforçar a busca e a construção do conhecimento crítico, dando lhe um significado real, prático, aplicável à vivência do aluno, sua realidade e as novas demandas.
Apesar de todos os atrativos que o computador oferece, é imprescindível priorizar a leitura, a interpretação, a História, a evolução do conhecimento...estimular a crítica construtiva e preparar o aluno para um mundo em constante transformação.
È preciso analisar quais os recursos tecnológicos são adequados a cada conteúdo pedagógico e explorá-lo na medida em que venha acrescentar, contribuir com o produto elaborado pelo aluno, nunca substitui-lo. Apesar de todos os avanços, a escola continua desinteressante porque romperam-se os laços afetivos, aquele clima de admiração e respeito que o professor suscitava em seus alunos, que advinha de uma dedicação quase familiar, que perpetuava-se por longos anos. Quem, com mais de 50 anos, não se lembra daquele (a) professor(a) que foi por muito tempo o seu modelo de vivência?

Basilina Pereira é moderadora e representante da Comunidade Poemas à Flor da Pele em Brasília
http://poesiasbasilina.blogspot.com

4 comentários:

  1. OLA SONINHA , É COM CARINHO QUE ESCREVO MINHA OPINIÃO SOBRE O QUE PENSO COM ESSA EDUCAÇÃO DE HOJE , EU TENHO 58 ANOS DE IDADE FIZ APENAS O PRIMARIO , COM HORARIO INTEGRAL DE ENSINO COM UMA PROFESSORA SÓ , E APRENDI MUITO MAIS , QUE SE FOSSE HOJE , COM ESSA EDUCAÇÃO MEDIOCRE QUE SE REALIZAM HOJE, ANTES NO MEU TEMPO , PROFESSORAS ERAM NOSSA SEGUNDA MÃE , QUE NOS EDUCAVAM COM RIGIDEZ MAS COM CARINHO E EFICIENCIA ,HOJE TEMOS ALUNOS BATENDO EM PROFESSORES(A) , PORQUE ACONTECE ISTO HOJE EM DIA ! , EU RESPONDO PELO POUCO ESTUDO QUE TENHO , QUE FAZ FALTA A EDUCAÇÃO QUE SE APRESENTAVA ANTIGAMENTE , EM QUE AS ESCOLAS EXIGIAM RESPEITO E DEDICAÇÃO COM OS PROFESSORES(A), FAZIAMOS FILAS NO PATIO ANTES DE ENTRAR NA SALA , CANTAVAMOS O HINO NACIONAL E DA BANDEIRA , QUANDO O EDUCADOR ENTRAVA NA SALA NÓS LEVANTÁ-MOS PRA RECEBELO , E REZÁ-MOS TODOS OS DIAS ANTES DA AULA , MAS HOJE EM DIA É TOTALMENTE DIFERENTE É ALUNO BATENTO EM PROFESSORES ,PIXANDO ESCOLAS QUEBRANDO CARTEIRAS , USANDOS DROGAS EM SALAS DE AULAS , TUDO ISSO SEM NEM UMA PUNIÇÃO PELA ESCOLA E PELOS PAIS , SE TUDO ISSO ACONTECESSE NO MEU TEMPO DE ESCOLA ,SERIA TUDO DIFERENTE , COM CERTEZA , EU CULPO COM CERTEZA DO QUE DIGO AOS GOVERNOS DE ESDUCAÇÃO DESTE PAIS EM QUE VIVEMOS , QUE COM SUAS FALTAS DE CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FAZEM DESTE PAIS , UM PAIS ANALFABETO , COMO ELES SÃO .

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA, CORAÇÃO ROMÂNTICO, PELO COMENTÁRIO FEITO SOBRE MINHA MATÉRIA.É IMPORTANTE SABER QUE MUITA GENTE SE IMPORTA AINDA... GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  3. Basilina minha amada, o tema está perfeito, atual, instigante e revela um alto nível de preocupação sócio-política nas tuas observações, que aliás demonstram alto grau de conhecimento pois vivenciaste a dura realidade de ser professora. Esperamos que políticas sociais priorizem a educação e o seu valor na formação de cidadãos; Um abraço amiga querida.

    ResponderExcluir
  4. Basi
    Nada a comentar. Tá tudo dito e a gente continua de mãos atadas.

    ResponderExcluir