Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2009

JORGE CORRÊA, PARABÉNS!



Ao ler Jorge e Marcinha, dois amigos, ela moderadora brilhante da Poemas à Flor da Pele e ele amigo virtual há tempos na comunidade, dois jornalistas que fizeram seus cursos, receberam, depois de muito batalhar seus diplomas e ralam pra caramba como qualquer trabalhador que se preze, na área do jornalismo (ela no momento está afastada, só atua no coletiva).
Pois é, hoje eles clamam pelo respeito a suas profissões. É de quase perder a esperança.

Em suas páginas no Orkut alertam sobre a recente decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que dispensa diploma aos profissionais da área. Que nada mais representa do que simplesmente contribuir para a desprofissionalização de um grupo que sempre foi bem articulado e organizado.
Penso sobre isso e um arrepio corre na espinha. Lembro dos tempos da ditadura, no século passado bem próximo, em que vivemos sob censura em todas as áreas, na arte, na cultura e principalmente na imprensa. Muitos conheceram a tortura e o exílio por não concordar com aquele estado de brutalidade que vivíamos, e se viram aos tombos sem a liberdade maior, a liberdade de expressão.
O que está acontecendo no Brasil? Uma censura velada? Qualquer pessoa pode se dizer jornalista então?
Basta alguém juntar lé com cré e serve para divulgar em jornais e revistas, por exemplo?

Então concluo que não sendo importante a qualificação, que tipo de informação o povo brasileiro vai receber?
Sempre soubemos que para estar atualizados bastava abrir páginas dos jornais e já tinhamos na mão uma ferramenta importante: conhecimento confiável e informações úteis e atuais, por que era sabido, de que na outra ponta havia um profissional, o mais qualificado possível em busca de fatos e de idéias, para repassar ao leitor, às custas de muitos sacrifícios, primeiro para obter um diploma, depois correr atrás das notícias, ficar horas em salas de espera, trabalhar pelas madrugadas afora, pesquisando e estudando, tudo para garantir a qualidade da informação.
O que vamos ver com essa decisão?
As empresas de comunicação valendo-se de pessoas sem qualificação específica, o que só poderá colocar em dúvida o que for divulgado. E grupos formadores de opinião, agora alimentados por informações um tanto questionáveis, idéias que, possivelmente nada terão a ver com a realidade e os jornalistas, terão comprometidos a dignidade profissional e o pior de tudo o seu ganha pão.
Mais um pilar que cai em nosso País, onde também a Educação ainda não é a prioridade, e por mais que se esforce continuará sendo por muito tempo de terceiro mundo.
E Jorge tem razão, éramos uma nação respeitada pela organização de nossas entidades profissionais. E agora?
Temo que uma decisão dessas abale toda uma estrutura de um povo.


No seu aniversário, hoje, 17 de julho, Jorge deixo aqui meu apoio a você e àqueles que suaram suas camisetas e seus bolsos para tornarem-se profissionais de primeira grandeza. Sinto uma pontinha de inveja por ver pessoas como vocês engajadas nessa bela causa. Torço por vocês. Parabéns colorado, idealista, político, pai orgulhoso e homem realizado! Que suas lutas sejam abençoadas e vitoriosas afinal.

(*)Frases que inspiram sua constante caminhada:


Vencerá aquele que luta sempre, sem depender de outrem.
(Jorge Correa)


Hay que endurecer-se. Pero sin perder la ternura jamás.
(Che Guevara)


Deixo seu grito colorado. Um abraço.

"Avante colorado, campeão do mundo, título conquistado no dia 17 de dezembro de 2006 em Yokohama (Japão). O dia foi de muita festa em todos os rincões do Brasil".


Colorado, colorado
nada vai nos separar.

Somos todos teus seguidores

para sempre eu vou te amar.


* Defesa do Jornalismo
Gabriel Garcia Marquez tem total razão:
o Jornalismo é a melhor profissão do mundo. Temos nossos problemas, e o principal é a ausência de princípios democráticos na relação das empresas com seus trabalhadores e com a sociedade. No Brasil, perseguimos um valor que diversas outras categorias profissionais já alcançaram há muito tempo. A valorização do Jornalismo como profissão só será alcançada com muita disposição para a luta, ousadia nas propostas e coragem para os enfrentamentos. Lutar pelo Conselho Federal dos Jornalistas (CFJ) é a melhor maneira de enfrentarmos o processo de diluição da nossa profissão como gênero, de degeneração como forma de conhecimento e extinção como atividade profissional.


Suas comunidades:
Sou jornalista diplomado

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=683365
Abaixo jornalista sem diploma
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=3611118
Sindicato dos jornalistas
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=559172
Jornalistas/RS diplomados
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=20021096

Meu endereço no Sindicato dos Jornalistas/RS:
jorgecorrea@jornalistasrs.brte.com.br

Seu bloghttp://jorgecorrea-correando.blogspot.com/

(dados do perfil de Jorge Corrêa no orkut)

Nenhum comentário:

Postar um comentário