Páginas

domingo, 27 de setembro de 2009

POETAS À FLOR DA PELE REÚNEM-SE EM BENTO GONÇALVES



Mais de 30 integrantes de associação cultural
participam do XVII Congresso de Poesias



Pelo segundo ano consecutivo, um grupo de poetas da associação cultural “Poemas a Flor da Pele”, ensaia suas rimas para o XVII Congresso Brasileiro de Poesias, que se realiza de 5 a 10 de outubro, em Bento Gonçalves, a 124 quilômetros de Porto Alegre.
No evento, que homenageará, na edição de 2009, o “ano da França no Brasil”, cerca de 30 integrantes da “Poemas à Flor da Pele”, oriundos de diferentes locais do país, lançam duas antologias poéticas, realizam saraus e apresentações nas escolas do município, recitam poemas nas praças e deixam suas obras escritas nas vitrines das lojas.
Considerado o maior encontro de poetas realizado no Brasil, o Congresso Brasileiro de Poesia de Bento Gonçalves tem a proposta de difundir a poesia, nas suas variadas formas. A expectativa é receber mais de 400 participantes.

A “Poemas à Flor da Pele”, que nasceu, em 2006, no Orkut, mas que já ultrapassa as fronteiras do virtual aproveita o XVII Congresso para realizar o 2º Encontro Nacional dos Poetas da associação, no dia 8, à tarde, no auditório do SESC. Com o tema Poèmes à La Fleur de La Peau, a administradora da associação cultural, Soninha Porto, formatou um sarau dinâmico e com atrações especiais. Desde que o tema do congresso foi anunciado, Soninha solicitou aos integrantes da associação cultural que estarão em Bento, uma pesquisa sobre poetas franceses para não fugir do enfoque. No dia do 2º Encontro Nacional da Poemas à Flor da Pele, além de venda de livros individuais, CDs e distribuição de poemas para a platéia, haverá declamação de poesias próprias e de autores franceses, na língua original. “Teremos também palestra com o poeta Afonso Estebanez, do Rio de Janeiro, oficina de Haicai, com Jiddu Saldanha, e entrega de troféus”, informa Soninha.
Novamente, a Poemas à Flor da Pele pretende mostrar, na cidade serrana, todo o seu pioneirismo. Para isso, programou o lançamento do segundo volume da “Antologia da Poemas à Flor da Pele”, que teve a adesão de 64 poetas, e do segundo volume da “Antologia da Poemas à Flor da Idade”, com mais de 20 poetas. O “livrinho infantil”, como os poetas denominam a Antologia à Flor da Idade, feito artesanalmente, mostra situações vividas pelas crianças, com linguagem apropriada e ilustrações simples. Tem tiragem limitada e é distribuído gratuitamente nas escolas públicas de Bento e de outras cidades.
O segundo volume da “Antologia da Poemas à Flor da Pele”, em tamanho pocket, será lançado oficialmente no dia 8 de outubro, à noite, e tem uma cota separada para distribuição nas escolas e o restante para venda pública. Depois de Bento, o livro será lançado na 55º Feira Internacional do Livro, em Porto Alegre, no Memorial do Rio Grande do Sul, dia 5 de novembro, às 18h. “Os nossos poetas terão surpresas fantásticas e vamos arrasar em Bento”, promete Soninha.
O XVII Congresso é promovido pelo Proyecto Cultural Sur/Brasil e tem a parceria da Prefeitura de Bento Gonçalves.

Capa da 2ª Antologia



Informações adicionais
Soninha Porto
Administradora da Poemas à Flor da Pele
Heisoninha@gmail.com
(51) 3392-3851 ou 91160168

Márcia Martins (RG 5075)
Jornalista com Diploma e poeta participante
marfermartins@hotmail.com
(51) 3407-4099 ou 99472771
(*) trabalho voluntário

Nenhum comentário:

Postar um comentário