Páginas

sábado, 14 de novembro de 2009

PINHEIRO NETO LANÇA LIVRO DE CONTOS



O livro de contos “Histórias de (a)mar e outras” de Pinheiro Neto, lançado recentemente na sede do Badesc, na Capital, vem merecendo destaque em várias cidades do Estado e do Brasil. Além do lançamento oficial, o autor já participou de sessão de autógrafos duas vezes em Joinville, sendo uma na Feira do Livro e outra na Universidade Anhanguera, bem como no Museu do Mar, em São Francisco do Sul. Estão programadas até o final mês de agosto noites de autógrafos em Bom Jardim da Serra, Urubici, Tubarão, Campos Novos, Curitiba e na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

Todas essas palestras, participações em feiras, sessões de autógrafos, têm como objetivo maior divulgar a produção literária de autores catarinenses, através do projeto CONFRARIA DA LEITURA desenvolvido pela Cepec editora e coordenado por Pinheiro Neto.
Segundo o autor, a participação em feiras de livro ou noites de autógrafos deverão ter continuidade enquanto houver interesse, seja de escolas, universidades, instituições culturais e outras, e as sessões de autógrafos são antecedidas de palestras sobre “processo de criação”, “produção textual” e “conversa sobre os contos que compõem o livro”.

“Histórias de (a)mar e outras” é uma co-edição da Academia Catarinense de Letras com a Cepec editora que apresenta oito histórias ligadas ao mar e ao homem do mar e mais quatro histórias com temas diversos. Convém ressaltar que a última história do livro de Pinheiro Neto é, sem dúvida uma experiência singular: foi escrita a “quatro mãos” por ele e pelo também escritor Silveira de Souza. Intitulada “A honra da casa”, essa história constituiu-se no primeiro especial filmado por uma emissora de televisão em Santa Catarina, no caso a RBS TV, que em 1989 comemorava seu primeiro ano de operações no Estado. Á época, a filmagem contou atores e atrizes de Florianópolis e foi rodada no Ribeirão da Ilha.

SOBRE O AUTOR

Pinheiro Neto (Liberato Manoel), nasceu em Florianópolis no dia 29 de outubro de 1948 na maternidade Carlos Corrêa. À época sua família morava na Travessa Piedade, situada entre as ruas Crispim Mira e José Boiteux.
Aos 6 anos mudou-se com a família para a Rua Tomás João dos Santos, onde até hoje residem seus pais, Reli e Francisco Pinheiro. Lá passou toda a infância e a adolescência saindo apenas aos 24 anos. É pai de Christiani, Michelle e Alessandra.
Há mais de 20 anos passou a residir na Barra da Lagoa, onde vive com sua atual companheira Rô, uma autêntica nativa da comunidade e onde produz sua obra literária.
Licenciado em Letras, com uma Pós Graduação em Planejamento Educacional e outra em Teoria e Prática Pedagógica, realizou seus estudos primários no Grupo Escolar Silveira de Souza, o ginasial no Colégio Catarinense, o Clássico no Instituto Estadual de Educação e o superior na UFSC.
Com larga experiência no magistério, lecionou em diversas escolas da rede pública de primeiro, segundo e terceiro graus, em cursos pré-vestibulares e em cursos de pós graduação.
Na área da Educação escreveu diversos artigos e ensaios sobre o ensino na zona rural, a municipalização do ensino, a legislação educacional brasileira e a formação profissional para a área da Educação. Em 1974 publicou o trabalho “Santa Catarina e a Transferência de Encargos e Serviços Educacionais de 1º grau aos Municípios” que foi editado pela Secretaria de Estado da Educação. Em 1976 publicou o livro “Prefeitura, Comunidade e Educação”, pela Editora Lunardelli, lançado num Encontro Estadual de Vereadores, no Clube 12 de Agosto, em Florianópolis.
Jornalista e sócio da Associação Catarinense de Imprensa sob o número 0211, trabalhou como repórter, redator e diretor em vários jornais do Estado. Coordenou e editou páginas e colunas literárias nos jornais “Vento Sul”, “Comunicação”, “A Ponte”, “O Estado”, “A Gazeta” e “Jornal de Santa Catarina”. Foi diretor e membro de Conselhos Editoriais Universitários. Foi editor da revista “Contos e Novelas - revista catarinense de ficção (com Glauco Rodrigues Correa e Silveira de Souza) e da revista “Contos e Poemas” (com Vinícius Alves).
Foi classificado entre os 10 melhores poetas do I Concurso Nacional de Poesia promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis em 1977, integrando a Antologia organizada por Pedro Bertolino da Silva e publicada por aquela Prefeitura.
Na década de 80 foi presidente da Associação Catarinense de Escritores – ACEs onde editou o jornal “Engenho”, promoveu o primeiro Encontro Nacional de Escritores e editou o livro “21 Dedos de Prosa”, antologia reunindo os contistas catarinenses de maior expressão à época.
Professor aposentado, é membro da Academia Catarinense de Letras, diretor da Cepec Editora e coordenador do projeto comunitário Confraria da Leitura na Barra da Lagoa.
O livro de Pinheiro Neto pode ser encontrado ao preço de R$ 25,00 nas Livrarias Saraiva ou ser adquirido diretamente através do e-mail do autor: poetapinheironeto@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário