Páginas

segunda-feira, 15 de abril de 2013

7 anos do grupo Poemas à Flor da Pele




Dizem que poeta é um pouco louco, não fujo a regra, admiro números e sempre estabeleço um para o ano que está em curso por este motivo os livros não acompanham a numeração seguida. Mas, registre-se nada impede a inspiração em suas páginas. [Soninha Porto]


            Poemas à Flor da Pele surgiu em 2006 pelo simples gosto de criar laços de amizade e fazer versos. Caminha devagar e completa em 29 de abril de 2013, sete anos. Muitas conquistas houve ao longo da caminhada, mas há muito ainda por fazer.
            Hoje tem 3.400 amigos no ORKUT, onde nasceu, e no Facebook um público de mais de seis mil pessoas. É gratificante.
            Muitos me perguntam: O que é Poemas? Não sei responder pelos amigos escritores da Associação ou pelos que nos seguem, falo o que sinto: é uma corrente indestrutível de amizades e de poesia, é um laço tão profundo e intenso com tantas pessoas, que só pode ter sido abençoado por Deus. E o que nos une e reúne é o livro. Poemas à Flor da pele é um nome que está escrito nas estrelas, um presente, um agrado de Deus à minha vida.
            Nestes sete anos fizemos concursos, e-books, festivais de poemetos, livros, eventos. Integrantes do grupo fizeram eventos em Belo Horizonte, Bagé, Brasília, Búzios, Coroatá, Cotia, Joinville, Londrina, Rio de Janeiro, Rio Grande e São Paulo. Muitos são, hoje, nossos Correspondentes nas cidades. Em Porto Alegre, com sabor de boemia, realizamos churrascos, saraus no Bar Beco das Garrafas, Livraria Cultura e na Casa Mario Quintana. Tudo regado à poesia!
            E os livros? Uma realização! Os três primeiros foram criados, sob a magia dos ares de Bento Gonçalves, que energizou-nos. Até 2010 estávamos sob a batuta do Congresso Brasileiro de Poesia. Mas a partir de então, alçamos voos solos, criamos a Associação Cultural Poemas à Flor da Pele e a Editora Somar.
            Em 2013 lançamos o oitavo livro, completamos, assim, onze edições: sete antologias, um de contos e crônicas e três livros infanto-juvenis. Temos mais de três mil páginas espalhadas pela Alemanha, Brasil, Portugal e Suíça. Alguns escritores escolheram lançar seus primeiros escritos com o grupo Poemas e tantos já conhecidos, vieram prestigiar-nos.
            É bonito ver e sentir o que brota a cada encontro de lançamento, seja aonde for. Aqui em Porto Alegre são memoráveis, principalmente a partir de 2009, quando iniciamos na Feira do Livro de Porto Alegre, no Memorial do Rio Grande do Sul, e o  o grupo floresce a cada ano.
            POEMAS À FLOR DA PELE está tentando cumprir o papel de viabilizar a poesia e sentimo-nos honrados em promover essa cultura, saímos do virtual e passamos para o real. É um fato.
            A partir de 2012, a Associação Cultural Poemas à Flor da Pele firmou contrato com a Prefeitura de São Paulo, onde a Coordenadora Geral Doroty Dimolitsas, realiza no Centro Cultural da cidade, eventos mensais. É compromisso, é responsabilidade!
            O volume seis, que na verdade é o oitavo, é uma edição especial que chega num momento especial: completamos mágicos sete anos, acompanhada por deuses da poesia e da palavra.
            Passado este tempo, acreditamos, ainda, que o livro é a representação máxima dos pensamentos, e é pelo que mais lutamos, sejam novos autores ou poetas já conhecidos, mas, com certeza, todos estão centrados no entendimento da arte da palavra...
            Obrigada a todos.
                                                                                                                 Soninha Porto
Editora Somar
                                   Poemas à Flor da Pele

Nenhum comentário:

Postar um comentário