Páginas

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

FORÇA SANTA CATARINA!

Relato de quem sente na pele o descaso dos homens pelo Planeta.


"Minha Santa Catarina está chorando


Diante da calamidade que se abateu sobre Santa Catarina, em virtude da enchente, é natural que a tristeza tome conta de todos nós. Não obstante o horror que nos rodeia, a única coisa que devemos fazer agora é parar de chorar, para evitar que as nossas lágrimas, como as águas da enchente, também venham a inundar os nossos corações e, conseqüentemente, possam turvar a nossa mente e os nossos sentimentos, impedindo-nos de ver o sol da esperança que timidamente teima em se mostrar. Eu sei que muitos de nós perdemos, como se costuma dizer, “tudo”, quando nos referimos aos bens materiais. Todavia, mais perderam aqueles que viram, impotentes, as águas levarem impiedosamente seus entes queridos. E perderam muito mais, mesmo, aqueles cuja vida lhes foi ceifada, abraçados aos seus filhos, parentes e amigos, ou distante deles, sem nenhuma chance de salvação, ao menos na dimensão terrestre. Agora temos de encarar a realidade. É hora de reconstruir a vida. É assim no pós-terremoto, no pós-ira dos vulcões, no pós-tsunami, fenômenos ditos naturais, mas cujas causas são atribuídas às ações da própria humanidade, que teima em não respeitar seu habitat. Assim também é no pós-guerra, mas esse, sim, é um evento totalmente promovido pelo homem.
Então, vamos em frente! Vamos nos dar as mãos e reconstruir a nossa Itajaí. É o que eu digo a todos os que estão em situação análoga, como os nossos vizinhos de Ilhota, Camboriú, Gaspar , Luiz Alves e Blumenau, entre outros. É hora de enxugar as lágrimas e seguir adiante! Esta mensagem pode ser ouvida em toda Santa Catarina e com certeza está ecoando nas demais regiões do Brasil e no mundo, haja vista a solidariedade que reverbera em nosso Estado.

Confesso que as lágrimas que molharam o papel enquanto eu escrevia este texto serviram para uma reflexão maior sobre as peças que a vida é capaz de nos pregar. A situação que vivemos neste momento chega a ser irônica. Afinal de contas, os entendidos da natureza falam que o nosso maior flagelo será a falta de água e, no entanto, infelizmente, estamos sofrendo e morrendo por causa do excesso dela".

J. C. Ramos Filho

Idealizador da Camisinha Poética

Membro da Academia Itajaiense de Letras

Cônsul Poetas Del Mundo em Itajaí-SC

Membro da Sociedade Escritores de Blumenau


E-mail recebido de Delasnieves Daspet,

Embaixadora pelo Brasil dos Poetas Del Mundo!

Imagens Vale do Itajaí, recebidas de Inês Maria Kochepki,

de Santa Catarina


Quer ajudar?

Procure na sua cidade os postos de coleta de donativos da Cruz Vermelha e Rotary clube.


A Defesa Civil alerta que as doações em dinheiro

somente nas contas da Defesa Civil abertas com

essa finalidade.

Caixa Econômica Federal - Agência 1277, operação 006, conta 80.000-8

Banco do Brasil – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7 /

Besc – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0. O /

BRADESCO S/A - 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1

Nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57.


(informações do e-mail Jorge Linhaça)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Soninha, que bom encontrar mais um blog divulgando a campanha SOS Santa Catarina, porque, embora o pior já tenha passado, há muito ainda que reconstruir, muita gente desabrigada para alimentar e vestir, e as doações ainda se fazem necessárias - devemos manter viva a chama da solidariedade ainda por algum tempo.
    Também gostei muito da postagem da Basilina, principalmente no que tange à licença poética, em nome da qual tenho visto verdadeiras aberrações...
    Gostei do pouco que tive tempo de ler, mas voltarei na medida do possível.
    Grande abraço.
    Eloah

    ResponderExcluir